quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Musculação x Emagrecimento

       

Muitas pessoas preocupadas em emagrecer acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz.



Porque a musculação emagrece mais do que o aeróbico?

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Agora você vai entender melhor qual a diferença entre a musculação e o aeróbico na hora de perder peso. Primeiramente você precisa reduzir o seu BF, se você ganhar 1% de massa muscular e não perder nada (inicialmente) de gordura você já emagreceu! Isso porque 1% de massa magra reduziria a porcentagem de gordura, então teoricamente aquele indivíduo teria 19% de gordura (mesmo não tendo perdido gordura inicialmente).

A conta ali de cima funciona perfeitamente pois os músculos queimam gordura, mesmo quando você não está em repouso. A massa muscular requer uma grande quantidade de energia para se manter, então quanto maior for a sua massa muscular mais rápido (e com maior facilidade) você vai perder peso, a fórmula é simples!

A grande diferença entre o aeróbico e o exercício cardiovascular (aeróbico) é que na musculação você queima calorias enquanto está fazendo a atividade física e depois (seu metabolismo fica ativo por até 38 horas), já no cardiovascular basicamente você só perde peso no momento que está fazendo o exercício (e até 2h depois), fora o fato da massa muscular precisar de energia e queimar suas reservas de gordura.

A resposta é simples, vale a pena (e muito) fazer exercícios aeróbicos, você não deve fazer somente a musculação. Primeiramente a atividade cardiovascular é muito importante para a saúde
, principalmente para o coração (obviamente), somente com a musculação você não vai ganhar resistência e fazer estes tipos de exercícios sem resistência física é como nadar, nadar e morrer na praia.

Você pode (e deve) usar a aeróbica para fazer o aquecimento antes da musculação (cerca de 15 – 20 min), e também pode adicionar 30 minutos e caminhas e corridas após o treino de musculação (opção mais indicada para mulheres). Agora para homens eu recomendo não misturar a musculação com a atividade cardiovascular (excluso o aquecimento).





Benefícios extras da musculação no emagrecimento





Se você acha que fazer musculação e emagrecer mais rapidamente é bom confira agora alguns benefícios extras que somente levantando peso irá alcançar.

Um problema muito comum para quem perde peso e com a pele flácida e surgimento de estrias, isso porque a pele fica sem elasticidade, a musculação ajuda a evitar este tipo de problema, além de ser o único método realmente eficiente para definir o corpo, ou como você deve está acostumado ouvir, “ficar rachado.”

Outro ponto positivo é o ganho de força (sim amigo, você vai ficar fortão) e para as mulheres ficar com o bumbum durinho (sei que esse foi o seu primeiro desejo ao entrar na academia). E por falar em bumbum, somente com a musculação, senhorita, você vai poder deixar ele grande, assim como as coxas e o peitoral (que é a cobiça das mulheres).




Melhora do condicionamento cardio respiratório: exercícios aeróbios.
Os exercícios anaeróbios também melhoram o condicionamento cardio respiratório, mas em menor proporção aos aeróbios. Além disso, se você deseja correr uma maratona, o foco são os treinos de corrida embora você deva fazer os anaeróbios e também os alongamentos.
Aumento da resistência muscular: musculação ou exercícios resistidos (com pesos). Geralmente treinos com pouca carga e muitas repetições (em média de 30 a 40 repetições).
Aumento da força e da massa muscular: musculação, com treinos com mais carga e poucas repetições. Existem muitos tipos de treinos de musculação. O ideal é mudar os treinos a cada 2 a 3 meses para dar novos estímulos ao músculo.
Enrijecimento ou endurance: você poderá alternar treinos com pouca carga e muitas repetições e treinos com muita carga e poucas repetições.
Amenizar a gordura localizada: você deverá fazer tanto os aeróbios de 5 a 6 vezes por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Mas lembramos que dependendo do caso e do seu objetivo, apenas a cirurgia resolve.
Celulite e flacidez: você deverá fazer tanto os aeróbios de 5 a 6 vezes por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Uma drenagem linfática 2 vezes na semana também ajuda as pessoas que retém muito líquido.
Melhora da coordenação, do ritmo e da memória: aulas de dança, step, jump, body attack entre outras, embora você possa melhorar nestes quesitos também com alguns exercícios anaeróbios e outras atividades.
Perda de peso ou mudança da sua composição corporal: você deve fazer exercícios aeróbios de 5 a 6 vezes por semana, exercícios anaeróbios de 3 a 5 vezes por semana e alongamentos.
Melhorar a flexibilidade e mobilidade articular: alongamentos, ioga, pilates, embora você também desenvolva outros benefícios com estas aulas.




Pouco peso e muitas repetições ou muito peso e poucas repetições?



As pessoas sempre ficam em dúvida sobre qual o melhor treinamento para perder peso, alguns personal trainer defendem que o ideal é colocar pouco peso e fazer muitas repetições, já outros defendem o contrário.



Já para os homens eu sugiro o mesmo treino que é usado para hipertrofia (70% ~ 80% RM), ou seja, muito peso, poucas repetições (3 séries de 6 ou 8 repetições) e um tempo de descanso médio, algo em torno de 30 segundos entre repetições e 1 minuto entre séries.



Mas, o que você deve ter ouvido pouco é que a musculação pode ser mais eficiente para perder peso do que correr na esteira ou pedalar na bicicleta. Não acredita? Então, preste atenção: Os aeróbios queimam mais calorias do que os exercícios com pesos. O que pouca gente sabe é que o corpo que tem a musculatura desenvolvida queima, naturalmente, muito mais calorias o dia inteiro, e não apenas no momento do exercício. É simples: caloria é energia. E o corpo usa energia para tudo (andar, trabalhar, tomar banho e até dormir). A musculatura desenvolvida precisa de mais combustível para fazer essas atividades, portanto, queima mais calorias.



Os exercícios aeróbios não proporcionam um aumento considerável de massa muscular. Não estimulam os músculos do tronco e dos membros superiores. E, assim que você pára o exercício aeróbio, o metabolismo do corpo desacelera, explica Julio Marchetti, professor de Educação Física, especializado em musculação. Então, é simples: fazer esteira queima calorias, claro. Mas, assim que você parar a atividade, essa queima cai. Já a musculação aumenta o gasto constante de calorias, acelera o metabolismo e, com uma dieta adequada, você emagrece mais rápido.

Faço musculação 4 vezes por semana, enquanto estava de férias fiz 6 dias direto, começo fazendo esteira 40 minutos intercalando corrida e caminhada rápida, depois circuito de 1:30hs de exercicios de musculação alternando a cada dois exercicios feitos 3 minutos de eliptico, esteira ou biclicleta.Nessa duas semanas não tive perda de peso efetiva, continuo com 75,95, espero que seja por causa da massa magra, mas isso não pode fazer eu desistir um dia chego lá...


Logo mais quando terminar as sessões de lipo sem cirurgia posto uma matéria com os resultados!


Ser assim nunka mais!






Logo mais quero estar assim!







By Michele


3 comentários:

  1. Oi Denise e Michele! :-)
    Muito legal vocês estarem se ajudando para eliminar peso! Em equipe anima ainda mais!
    Eu intercalo aeróbico com pesos e funciona bem. Eu preciso estar sempre variando porque eu enjoo das coisas super rápido, então alterno corda, elliptico, localizada, bicicleta, os pesos, etc.
    Desejo muito sucesso na caminhada de vocês! :-)
    Vamos nos falando!
    Beijocas
    Carla Pancha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Obrigado pelo opoio sabemos o quanto é dificil perder peso com saúde, mais devagarinho vamos conseguindo nossos objetivos.

      Bjs
      Michele

      Excluir